HomeFor: EntrepreneursOs empreendedores mais jovens de África podem...

Os empreendedores mais jovens de África podem ganhar 75 000 $ ao candidatarem-se ao Prémio Anzisha de 2015

Após o sucesso inicial, o Prémio Anzisha está em expansão para dar mais apoio a jovens empreendedores e organizações associadas de modo a impulsionar o crescimento económico pan-africano até 2020.anzishaPR150

Iniciou-se a fase de candidaturas ao 5.o Prémio Anzisha que dá início à procura dos empreendedores sociais e empresariais mais jovens e admiráveis de África, com menos de 22 anos. África é o continente mais jovem do mundo, com mais de 600 milhões de pessoas com menos de 25 anos. O Prémio Anzisha é um programa com crescente impacto social que se concentra exclusivamente em promover o acesso de milhões de jovens africanos a oportunidades de empreendedorismo viáveis e estimulantes em sectores económicos de elevado crescimento.

O impacto e o sucesso do programa até à data incentivou os seus coorganizadores, a African Leadership Academy e a Fundação MasterCard, a prolongar a sua colaboração por mais 5 anos. O Prémio Anzisha vai fazer parte do panorama do empreendedorismo em África até 2020 e as suas atividades vão ser desenvolvidas com a máxima dedicação de modo, não só a incentivar os jovens empreendedores, mas também a reforçar e celebrar o ecossistema de organizações que desenvolvem o talento empreendedor dos jovens africanos nesta faixa etária.

É conhecido como #AnzishaEffect (o efeito Anzisha) e refere-se precisamente ao poder das histórias dos empreendedores mais jovens entre nós, que incentivam outros a seguir as suas pisadas. África precisa de jovens líderes empreendedores que sejam fortes e inovadores para criar postos de trabalho, resolver problemas e fomentar a economia. O futuro do continente africano será decidido por líderes empreendedores em todos os sectores.

“Já vimos o #AnzishaEffect em ação nas histórias inspiradoras e na liderança dos Anzisha Fellows (membros da Anzisha), como por exemplo, Laetitia Mukungu, Andrew Mupuya e Thato Kgatlhanye. Atualmente, são reconhecidos em todo o mundo e celebrados como exemplos a seguir”, afirma Reeta Roy, Presidente e CEO da Fundação MasterCard. “Estamos entusiasmados com a expansão do nosso apoio através do Prémio Anzisha de modo a permitir que muitos mais jovens empreendedores em África possam ter um impacto duradouro nas respetivas comunidades e países.”

Todos os anos, os 12 finalistas ganham uma viagem de duas semanas à África do Sul para a experiência de aprendizagem de uma vida na African Leadership Academy e dividem entre si mais de 75 000 dólares americanos de financiamento monetário. No jantar de gala é anunciado o grande vencedor do prémio, o qual recebe 25 000 $ para desenvolver o seu negócio. A partir de 2015, os Anzisha Fellows passam a ser apoiados ativamente através da recentemente instituída Youth Entrepreneur Support Unit (YES-U [Unidade de Apoio ao Jovem Empreendedor]), sediada na African Leadership Academy, uma colaboração com as principais incubadoras de empresas no continente. A experiência dos membros é estruturada em torno de orientação, serviços de consultadoria, reuniões de comunidades e oportunidades de viagem, enquanto desenvolvem os seus empreendimentos empresariais. Novos programas serão anunciados brevemente, os quais se concentram e investem noutras áreas da cadeia de valores dos jovens empreendedores.

As candidaturas encerram a 15 de abril de 2015 e todas as nomeações são muito bem-vindas. O Prémio Anzisha é uma das oportunidades pan-africanas mais acessíveis e abrangentes para todos os jovens, independentemente das suas origens. Os formulários de candidatura e as informações estão disponíveis em inglês, francês, português e árabe e a equipa da digressão do Prémio Anzisha vai visitar as principais localidades e envolver os meios de comunicação locais em todas as regiões. Além disso, mais de 25 organizações associadas de vários países estão disponíveis para ajudar os candidatos em países pelos quais a digressão não vai passar. Aceitamos candidaturas em papel e em suporte digital.

“Há poucos programas com o alcance e o potencial do Prémio Anzisha que se concentrem nesta faixa etária,” comenta Josh Adler, Diretor do Centre for Entrepreneurial Leadership (Centro de Liderança Empreendedora) na African Leadership Academy e Diretor do programa Anzisha, “Este ano, vamos ver as diversas partes do ecossistema em que temos investido desde 2010 a começarem realmente a trabalhar em conjunto para benefício dos mais jovens empreendedores de África, independentemente do local em que se encontrem!”

Acompanhe a história do Prémio Anzisha deste ano online (anzishaprize.org), no Facebook (fb.com/anzishaprize), no Twitter (twitter.com/anzishaprize) e no YouTube (www.youtube.com/user/anzishaprize)

NOTAS PARA OS EDITORES

Sobre o Prémio Anzisha
O Prémio Anzisha é gerido pelo Centre for Entrepreneurial Leadership da African Leadership Academy, que foi criado através de uma parceria de vários anos com a Fundação MasterCard. Com o Prémio Anzisha, os organizadores pretendem catalisar a inovação e o empreendedorismo entre os jovens de todo o continente.

Sobre a African Leadership Academy
A African Leadership Academy (ALA) procura transformar África através do desenvolvimento de uma forte rede de líderes empreendedores que irão trabalhar em conjunto para conquistar um extraordinário impacto social. Anualmente, a ALA reúne os mais promissores jovens líderes de todas as 54 nações africanas para um programa pré-universitário na África do Sul, centrado em liderança, empreendedorismo e estudos africanos. A ALA continua a cultivar estes líderes durante a sua vida ao fornecer formação contínua e contactos a redes de pessoas e capital, que podem dar origem a uma mudança em grande escala. Para obter mais informações, visite www.africanleadershipacademy.org

Sobre a Fundação MasterCard
A Fundação MasterCard é uma organização global independente sediada em Toronto, Canadá, com mais de 9 mil milhões de dólares em ativos. Através de uma colaboração com organizações associadas em 57 países, esta fundação está a criar oportunidades para que todas as pessoas possam aprender e prosperar. Os programas da Fundação promovem a inclusão financeira e a aprendizagem avançada junto dos jovens, principalmente em África. Criada em 2006 através da generosidade da MasterCard Worldwide quando esta se tornou numa empresa pública, a Fundação é uma entidade distinta e independente. As políticas, operações e decisões de financiamento da Fundação são determinadas pelo seu próprio Conselho de Administração, Presidente e CEO. Para obter mais informações sobre a Fundação, visite www.mastercardfdn.org.

Imagens e outros conteúdos
Um centro de multimédia completo com logótipos, fotografias e entrevistas está disponível em www.anzishaprize.org/media-centre.

Entrevistas exclusivas com candidatos locais promissores
Durante a fase de receção das candidaturas, a equipa do Prémio Anzisha gostaria entrasse em contacto e realizasse entrevistas com os candidatos mais promissores da sua região. Se isto for do interesse da sua publicação, entre em contacto com a equipa do Prémio Anzisha.

Contacto para a imprensa
Melissa Mbazo – responsável pela ligação com os meios de comunicação social do Prémio Anzisha
E-mail: prize@anzishaprize.org/+27 11 699 3000

Didi Onwu
Didi Onwuhttp://anzishaprize.org
Didi is a cultural hybrid that is passionate about producing and designing stories that push readers to go beyond the page fold. She has a particular passion for our African stories and is sure to give each story the star treatment it deserves. As an assiduous multi-platform journalist, she is well versed in print, online, radio, and digital communications.

Resources to Download

Newest Resources

Subscribe to our newsletter

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.

Stay Connected

LinkedIn

Twitter

Youtube

Facebook

Latest Articles

JOIN THE ANZISHA MOVEMENT

Get instant access to a library of resources that can help you and any young entrepreneur you know build their own enterprise!